sexta-feira, 25 de março de 2016

Bancada do agronegócio decide apoiar impeachment de Dilma. Kátia Abreu avalia deixar o governo


Bancada do agronegócio decide apoiar impeachment de Dilma. Kátia Abreu avalia deixar o governoApós uma reunião com cerca de 40 deputados, a FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio) decidiu apoiar formalmente o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, em tramitação na Câmara dos Deputados. Em nota, a bancada chama a atual situação de “vexatória”.

A FPA é uma das bancadas de lobby mais ativa do Congresso, com influencia sobre a maioria dos partidos da base e da oposição. Entre seus 14 diretores, há deputados e senadores de nove partidos, entre eles PMDB, PSDB, PDT e PSB. Nos últimos anos, a bancada tem conseguido fazer modificações legais no Congresso em benefício do setor, mesmo quando enfrentam oposição de outros setores organizados.
De acordo com o presidente da bancada, deputado Marcos Montes (PSD-MG), que é de um partido da base do governo, a decisão de apoiar o impedimento da presidente foi unânime. Segundo ele, o apoio ao impedimento decorre dos problemas que o setor está enfrentando pela falta de governabilidade.
Montes afirmou que a decisão foi tomada na quarta-feira (16), antes da divulgação de escutas telefônicas em que a presidente fala com o ex-presidente Lula sobre sua nomeação. Segundo ele, a nomeação de Lula só piora a situação.
“A nomeação do Lula cria mais insegurança e afugenta os investimentos para o país”, afirmou Montes.
Segundo o deputado, cinco deputados foram nomeados pela FPA para procurar os integrantes da comissão pedindo apoio ao impedimento da presidente. Segundo ele, mesmo que a comissão não aprove, na votação no plenário os parlamentares da frente vão trabalhar para ter a maioria de dois terços necessária para aprovar o afastamento de Dilma.
Kátia Abreu avalia deixar o governo
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, avalia a hipótese de deixar o governo devido à nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ministro da Casa Civil.

A avaliação de Kátia Abreu é de que, com Lula na Casa Civil, projetos da pasta poderão ser paralisados. Grande parte dos programas dos ministérios precisa passar pelo aval da Casa Civil.

Segundo o G1 apurou, a ministra ainda não tomou a decisão de sair, mas tem consultado sobre isso assessores diretos e integrantes da bancada ruralista no Congresso. Katia Abreu é senadora licenciada do PMDB, partido que decidirá se deixará o governo.

Kátia Abreu tem conduzido o ministério com enfoque no aumento da exportação de produtos brasileiros. Em novembro, por exemplo, esteve na Arábia Saudita para negociar a liberação da importação de carne brasileira. O receio, segundo auxiliares próximos à ministra, é de que Lula queira mudar a atual política do Ministério da Agricultura.

Fontes: Folha de São e g1
Comentários
0 Comentários

0 comentários: