sábado, 27 de junho de 2015

Governo diz que destinou 12,7 milhões de hectares de terras na Amazônia


Na última quarta-feira  (24 de julho), o governo anunciou que destinou 12,7 milhões de hectares de terras da União na Amazônia Legal para regularização fundiária, reforma agrária, criação de unidades de conservação e para a criação de uma reserva indígena. Segundo matérias vinculadas nos sítios do  Ministério do Desenvolvimento Agrário e da  Agência Brasil, a área destinada está distribuída em todos os nove estados da região amazônica.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, responsável pelo anúncio, disse que o estímulo à agricultura familiar na região não é uma ameaça ao meio ambiente, nem representa expansão da fronteira agrícola do país. “A Amazônia é parte integrante do Brasil, da nossa soberania. Precisamos compatibilizar as diferentes vocações da região. A Amazônia tem também uma vocação agrícola. Conheço bem a região, que hoje é uma grande produtora de alimentos. Não podemos fazer de uma região tão vasta e tão rica como a Amazônia um santuário intocável. É preciso compatibilizar a proteção ambiental com o desenvolvimento econômico e social”, defendeu.


Além de Ananias, a cerimônia de anúncio da medida teve ainda a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Segundo as matérias dos sítios oficiais, a maior parte, 12,3 milhões de hectares, é para reforma agrária e regularização fundiária.  503.667 hectares seriam para conservação ambiental e 2.292 hectares para a criação de uma reserva indígena no município de Porto de Moz, no Pará.

Não houve maiores detalhamentos de como seriam distribuídos toda essa área nem por estado, nem especificamente quais seriam as áreas para assentamentos e quais seriam as áreas de regularização fundiária dos 12,2 milhões de hectares ditos como destinados para tal.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: