terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Índios Kayapós bloqueiam entrada do Palácio do Planalto


Por Yara Aquino*

Um grupo de cerca de 50 índios da etnia Kayapó, armados com arcos e flechas, bloqueou a entrada do Palácio do Planalto na tarde de hoje (2). Eles querem conversar com ministros e com a presidenta Dilma Rousseff.

Entre as demandas dos índios está a renovação do Plano Básico Ambiental (PBA) relacionado à pavimentação da BR-163 – na região de Novo Progresso, no sul do Pará -, e os problemas causados pelo impacto ambiental do empreendimento. O PBA é parte do processo de licenciamento ambiental, e tem a função de minimizar e compensar os impactos sobre a terra indígena.

“Temos desmatamentos, a soja está se aproximando, tudo que você imaginar de desmatamento está encostando nas terras indígenas. Fomos a favor da pavimentação da Rodovia BR-163 e estávamos recebendo o PBA durante cinco anos. Aí, depois desse tempo acabou, e não passam mais o recurso. Tem vários assuntos que queremos tratar com os ministros, e queremos ser ouvidos”, relata o representante dos kayapós, Doto Takak Ire.

Representantes da Secretaria-geral da Presidência da República negociaram com os índios para que eles deixassem as armas e entrassem no Palácio do Planalto para se reunir com o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos. A intenção é tentar viabilizar encontros dos índios com integrantes do governo federal. Os kayapós querem conversar com os ministros da Justiça, do Meio Ambiente, dos Transportes e da Casa Civil, e também com a presidenta Dilma.

Fonte: Agência Brasil - Edição: Stênio Ribeiro - Foto: Elza Fiúza/Arquivo ABr.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: