terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Patrus Ananias será o novo ministro do MDA.


Ex-ministros da pasta assumem Relações Institucionais e Secretária Geral da Presidência

O petista, ex-prefeito, ex-deputado e ex-ministro Patrus Ananias será o novo Ministro do Desenvolvimento Agrário, confirmando o que já era arrolado há alguns dias. O nome de Ananias e mais seis ministros foi anunciado por meio de nota do Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 29 de dezembro.

Patrus Ananias foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre os anos de 2004 e 2010, nos mandatos do governo Lula, quando implantou o programa Bolsa Família nos moldes próximos ao atual. Tem origem na esquerda católica e é fundador do PT, ligado ao chamado Campo Majoritário.

É a primeira vez desde quando Lula chegou ao poder em 2004, que a corrente petista Democracia Socialista (DS) não comandará o MDA. A indicação de Ananias desbanca o atual presidente do Incra, Carlos Guedes de Guedes, que chegou a ser cogitado para assumir a pasta agrária.

O atual ministro do MDA, Miguel Rosseto, também foi indicado nesta segunda, para assumir a Secretaria Geral da Presidência, tocada nos últimos anos por Gilberto Carvalho. Já o ex-ministro do MDA, Pepe Vargas, assumirá a Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela ligação do governo com o Congresso Nacional. Ambas as secretarias possuem status de ministério e ambos os ministros são da corrente DS, o que estaria desagradando as correntes do Campo Majoritário, que não veriam com bons olhos dois ministros de um setor minoritário do partido atuando diretamente e dentro do Palácio do Planalto.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: