quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Derrota da dialética: morre Leandro Konder


Morreu no Rio nesta quarta-feira (12), aos 78 anos, o filósofo Leandro Konder. Ele foi autor de vários livros de diferentes áreas como filosofia e sociologia, além de ser um dos principais divulgadores do marxismo no Brasil.  Até as 19h não havia informações sobre a causa da morte. A informação foi confirmada pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, onde Konder era professor.

Leandro Konder nasceu em 1936, em Petrópolis, Região Serrana, filho de Valério Konder, médico sanitarista e líder comunista. Formado em Direito, Leandro exilou-se em 1972, após ser preso e torturado pelo regime militar, e morou na Alemanha e depois na França até seu regresso ao Brasil em 1978. Doutorou-se em Filosofia em 1987 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Leandro era professor do Departamento de Educação da PUC-Rio e do Departamento de História da UFF. 

Teve vasta produção como conferencista, articulista de jornais, ensaísta e ficcionista. Em 2002, foi eleito o Intelectual do Ano pelo Fórum do Rio de Janeiro, da Uerj. Leandro Konder foi um dos maiores estudiosos do marxismo no país, e coordenou, em conjunto com Michael Löwy, a coleção Marxismo e literatura, da Boitempo. Teve 21 livros publicados, entre eles o introdutório "O que é dialética?", da Coleção Primeiros Passos, no início dos anos oitenta.

Entre suas obras reeditadas mais recentemente pelas editora Expressão Popular estão "A derrota da dialética: a recepção das ideias de Marx no Brasil até o começo dos anos 30" (2009); "História das ideias socialistas no Brasil" (2003) e "Introdução ao Fascismo"(2009). Em 2008 publicou o "Memórias de um intelectual comunista" pela Editora Civilização Brasileira.

*Com algumas informações do G1
Comentários
0 Comentários

0 comentários: