quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ao som de “assassinos” deputados instalam Comissão da PEC 215


Sob protestos de um grupo de mundurucus, os deputados conseguiram instalar nesta noite desta terça-feira (10 de dezembro), a Comissão Especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas. A comissão é formada por ampla maioria de parlamentares da bancada ruralista.

Mesmo com a oposição do governo, que classifica a proposta como inconstitucional, os ruralistas saíram vitoriosos na estratégia de não perder tempo e instalar a comissão nesta terça. "A decisão (sobre a demarcação de terras indígenas) não pode ser do Executivo nem do Judiciário", defendeu o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que deve ocupar a relatoria da PEC. A presidência da comissão deverá ficar com o PT.

A instalação da comissão foi cercada por seguranças da Câmara, que temiam o confronto entre ruralistas e os índios. Os manifestantes, que estavam numa sala ao lado, entraram no plenário logo que a sessão foi aberta. Com o clima tenso, o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) conseguiu apenas declarar instalada a comissão e anunciou a eleição dos componentes do grupo para esta quarta-feira, 11, à tarde. Ao final, os deputados da bancada ruralista deixaram a reunião sob gritos de "assassinos", numa referência dos índios às mortes ocorridas no campo nos últimos meses.

As informações são da Agência Estado


Leia também:  Ruralistas instalam comissão da PEC 215 sob protestos de índios e conivência do governo - Por Oswaldo Braga de Souza (ISA)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: