quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MDA contratará temporários para “agilizar” Terra Legal

Conforme o blog havia anunciado em maio o Ministério do Desenvolvimento Agrário acaba de lançar um Edital para contratação de 150 servidores temporários para atuarem no âmbito da “regularização fundiária na Amazônia” por meio do programa “Terra Legal”.

O Edital encontra-se AQUI.

Criada a partir da Medida Provisória 458/2009 chamada de MP da Grilagem, a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal passou a coordenar dentro do MDA o chamado programa “Terra Legal” com a promessa de regularizar 67 milhões de hectares de terras públicas federais na Amazônia em 5 anos. As chamadas “posses” de até 1.500 hectares seriam regularizadas em até 120 dias e a promessa de articulação com governos estaduais, municipais e outros ministérios evitaria a contratação de novos servidores segundo a propaganda da época.

"Sem necessidade de novos funcionários", dizia o governo em 2009.

Atualmente programa de regularização fundiária na Amazônia é executado por meio de uma Superintendência Nacional do Incra vinculada diretamente ao MDA.

Entidades representativas dos servidores do Incra e do MDA já articularam barrar judicialmente o concurso. No Incra, um concurso público realizado em 2010, com a maior parte das vagas destinadas para a Amazônia, continua vigente, com profissionais aptos a serem nomeados. Contudo, às vésperas das eleições, o governo promete acelerar a “regularização fundiária” com profissionais temporários, não estáveis e com vínculo empregatício precarizado.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: