terça-feira, 13 de agosto de 2013

Sem divulgação de Edital, comunidade na Terra do Meio pode continuar sem acesso à escolarização


A pedido do Ministério Público Federal, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Pará incluiu em edital para contratação de professores comunidade localizada no alto rio Iriri, em Altamira. A região, de difícil acesso, é tradicionalmente ocupada por descendentes de seringueiros e está com pelo menos cinco gerações excluídas de acessar o direito a qualquer educação formal.

Leia: Terra do Meio: Sem escola, comunidade ribeirinha sofre expropriação territorial 

A área ocupada pelos moradores está dentro da Estação Ecológica da Terra do Meio. A comunidade de beiradeiros do alto Iriri é uma das mais carentes vivendo nas unidades de conservação da região do Xingu. Ao contrário dos moradores de Reservas Extrativistas e Terras Indígenas, eles não foram reconhecidos como população tradicional e o acesso aos recursos naturais é limitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Estação Ecológica é uma unidade de conservação de proteção integral.

O MPF encaminhou o pedido à Seduc atendendo a um pedido feito pelos próprios moradores, que assinaram o documento com as próprias digitais, pois todos não são alfabetizados. Veja cópia do documento enviado ao MPF 
AQUI. 

“Salta aos olhos que essa comunidade, formada por cinco gerações de analfabetos, tenha pleiteado como demanda primeira o acesso à educação, sem que para tanto seja forçada a deixar seu modo de vida tradicional e se aproximar dos núcleos urbanos”, diz ofício assinado pela procuradora Thais Santi, segundo matéria que se encontra no sítio do MPF.

A Seduc abriu o edital para contratar um professor para o local e aceita inscrições de candidatos até a próxima sexta-feira, 16 de agosto. (Maiores informações AQUI.).

Contudo, a pouca divulgação dada pela secretaria, inclusive a prorrogação do prazo de inscrições, pode resultar na não inscrição de possíveis interessados. No sítio da Seduc, não há sequer as informações de mudanças no Edital de seleção.

Veja abaixo o vídeo "Beiradeiros do rio Iriri na Estação Ecológica da Terra do Meio", de Tiago Bucci.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: