segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Genocídios: Incêndios criminosos contra indígenas em várias partes do país


Bahia (Povo Tupinambá)
Enquanto a Portaria Declaratória da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, extremo sul da Bahia, segue sobre a mesa do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sem publicação há mais de um ano, o município de Buerarema, contíguo ao território tradicional, está sendo alvo de atos violentos promovidos por grupos ligados aos invasores da terra indígena. Entre sexta-feira e o final de semana, indígenas foram roubados enquanto se dirigiam à feira e oito casas foram queimadas. O atendimento à saúde indígena está suspenso.



Leia em: Grupos promovem violência e incendeiam casas Tupinambá em Buerarema



Mato Grosso (Povo Xavante)
O fogo já destruiu um quinto da reserva xavante Marãiwatsédé, em Mato Grosso, no que algumas autoridades suspeitam que seja uma vingança de não-índios desalojados no ano passado dessa região produtora de soja e gado. Imagens de satélite feitas na última semana mostraram que mais de 400 incêndios foram iniciados no território indígena, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai).




Mato Grosso do Sul (Povos Guarani-Kaiowá)
Encontramos, na imprensa local, relatos de que ocorreu um incêndio, com chamas incontroláveis, desde às 5h na região da Perimetral Norte, no MS. O incêndio teria iniciado devido à queimada em um canavial de uma usina, entre as rodovias BR-463 e MS-379. Por conta da fumaça, que dificultava a visibilidade, as vias que dão acesso às cidades de Laguna Carapã e Ponta Porã estavam bloqueadas. A notícia relata, ainda, que um homem identificado como Josias, conhecido como Pernambuco, morreu queimado.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: