segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Freiras ligadas à CPT morrem em acidente no Mato Grosso do Sul

As freiras Lucinda Moretti, 70 anos, e Adelayde Furlanetto, 77 anos, morreram num grave acidente de trânsito na BR-163, no trecho que corta o estado do Mato Grosso do Sul. Segundo o sítio Campo Grande News Adelayde dirigia um veículo Gol e, ao entrar de repente na pista, o carro foi atingido por uma caminhonete Ford Ranger, conduzida por Vlademir Pereira Farias, 39 anos.


Irmã Lucinda
As freiras realizavam trabalhos pastorais, de divulgação da agroecologia e de assessoria políticas à comunidades indígenas e de assentados da região desde os anos setenta. 

Lucinda foi uma das pioneiras da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e idealizadora da Feira da Semente Crioula, em Juti. “Uma mulher muito ativa, competente e séria”, resumiu Roberto Carlos de Oliveira, integrante da CPT.

“Era uma apaixonada pelo cerrado, defensora do uso das ervas medicinais no combate de doenças e desenvolvia trabalhos nas comunidades rurais e indígenas”, completou Vanilton Camacho da Costa, voluntário da CPT.

Segundo ele, as ações da freira são conhecidas em Glória de Dourados, Fátima do Sul, Caarapó, Juti e Dourados. Adelayde, por sua vez, atuava no distrito de Casa Verde, em Nova Andradina. “Depois de trabalhar por muito tempo no Estado, ela foi para o Mato Grosso e fazia quatro anos do seu retorno”, relatou Vanilton.

Em nota, a CPT lamentou a perda das duas religiosas. “Vamos precisar de muita força, para continuarmos na caminhada no sonho da terra partilhada, da agroecologia, da espiritualidade, das águas protegidas”, diz trecho do documento.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: