quarta-feira, 3 de julho de 2013

Rio Madeira: Aneel autoriza aumento na cota da UH de Santo Antônio

O conselho diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou mudanças nos projetos originais de construção das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, para ampliar a capacidade de produção de energia do complexo hidrelétrico. A hidrelétrica de Santo Antônio poderá aumentar a profundidade do seu reservatório (cota) de 70,5 metros para 71,3 metros, o que vai aumentar a potência da usina em cerca de 420 megawatts (MW). Mas terá que ceder para Jirau parte da energia adicional que vai gerar, de forma a compensar as possíveis perdas que a mudança em um reservatório acarretará no outro. 

As informações são do jornal O Globo 

A Santo Antônio Energia é controlada pelo grupo Odebrecht, e a ESBR é administrada pelo grupo francês GDF Suez. Os dois grupos tentaram chegar a um acordo nos últimos meses, mas não conseguiram achar uma solução para o impasse.

A autorização para aumento da cota da hidrelétrica dada pela Aneel implicará em aumento de área alagada pelo rio Madeira, medida que não foi prevista nem nos projetos técnicos, nem nos processo de licenciamento da hidrelétrica. 


Pela decisão, a Aneel recomendará ao Ministério de Minas e Energia que negocie com o governo da Bolívia um aumento do nível do reservatório de Jirau, o que implicará obras no território do país vizinho.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: