terça-feira, 2 de julho de 2013

#protestobr - 02 de julho

Manifestantes ocupam e são despejados à força da Câmara de Vereadores de Belém

Pelo segundo dia seguido, estudantes e trabalhadores ocuparam e foram despejados da Câmara de Vereadores de Belém, no Pará. A ação ocorreu durante a votação do Plano Plurianual do município. Pelo projeto apresentado pelo prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), não seria assegurado passe-livre para estudantes e desempregados.

Na manhã desta terça-feira, 02 de julho, enquanto se iniciava a votação, a Câmara foi ocupada, repetindo o que havia acontecido no dia anterior, fazendo com que a sessão fosse interrompida. A Guarda Municipal de Belém usou bombas de efeito moral e spray de pimenta para expulsar os manifestantes do local.



Para Stedile, do MST, protestos no país podem voltar "mais radicais"
Como o sr. avalia essa rejeição aos partidos em meio aos protestos? É uma rejeição "a" partidos ou especificamente a "esses" atuais partidos?
Essa juventude nasceu durante a implementação do neoliberalismo, na década de 90, e rejeita a forma de fazer política a partir desse período. Ela não é apolítica nem contra a organização partidária. Mas qualquer pessoa que assiste todos os dias a forma como agem os partidos fica indignada com a submissão às grandes empresas, as trocas de votos por emendas, as disputas por cargos, as disputas internas nos partidos. Precisamos urgentemente mudar a forma de fazer política no Brasil e enterrar essas práticas. Por isso, a reforma política é fundamental. É fundamental, em meio a essas mobilizações, criar novos mecanismos de participação popular nos destinos do país. Se não houver mudanças nesse sentido, tenho certeza que as mobilizações voltarão com mais força e mais radicais.

Leia a entrevista completa no sítio da Folha



Há um golpe em curso no Brasil?
Um golpe se prepara com uma campanha de massas clara, sistemática, com manifestações multitudinárias, com a participação permanente de grupos fascistas, inclusive com articulações mais ou menos públicas nas forças armadas. Assim foi em nosso país a preparação ao golpe de 1964. A parte secreta do golpe é só uma pequena (ainda que decisiva) parte do processo. Nada disso ocorre no país. E, pior, um golpe pode fracassar, porque precisa de um alto grau de coordenação e eficiência e pode sempre desencadear um processo de mobilizações muito superior ao que queria controlar, como ocorreu na Revolução Russa, na guerra civil espanhola, na Bolívia em 1952 etc. Em uma palavra: o argumento de que há um golpe em curso no país não é senão uma ideologia a serviço da defesa do governo (cada vez mais reacionário) de Dilma Roussef.

Leia o artigo de Waldo Mermelstein no Blog Convergência



MG: Garoto de 12 anos é atingido por tiro na cabeça em meio a manifestação
Um menino de 12 anos foi atingido na cabeça por um tiro disparado supostamente por um policial militar aposentado na noite desta segunda-feira (1º) em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Testemunhas relataram que o homem estava incomodado com os barulhos de uma manifestação que pedia melhoria na coleta de lixo do bairro, onde mora o PM aposentado.

O adolescente Lucas Daniel Alcântara Lima está internado em estado gravíssimo no pronto-socorro do hospital João 23, segundo a assessoria da rede Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais).

Amigos e parentes do garoto disseram que ele não participava da manifestação. O garoto havia saído para comprar pão, segundo a família.

Leia mais no sítio da Folha.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: