sexta-feira, 12 de julho de 2013

Hotel onde funciona “campus" da Ufopa ameaça cair

Na manhã desta sexta-feira (12 de julho), as instalações do Hotel Boulevard em Santarém apresentava rachaduras em sua parte estrutural. No local funciona aquilo que a administração da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) denomina “Campus Amazônia”, quartos de hotel transformados em salas de aulas, onde estudam mais de 2 mil estudantes e funciona parte da estrutura administrativa da Universidade criada em 2009.

Informações preliminares são de que houve tumulto e correria quando os estudantes e servidores tentavam sair do prédio, com medo de desabamento”, afirma comunicado enviado pelo Sindicato dos Docentes da Ufopa, Sindufopa. A entidade já havia encaminhado pedido de vistoria ao Corpo de Bombeiro de Santarém que em maio deste ano emitiu um “Relatório de Vistoria Técnica” alertando para a ausência de “Projeto de Incêndio e Controle de Pânico” no local. O documento afirma ainda que não é possível avaliar as condições estruturais do prédio pela ausência de profissional habilitado.

Após o tumulto, as atividades no “Campus-Hotel” foram suspensas e centenas de pessoas se concentravam na avenida em frente ao prédio.  A Polícia Militar e o Batalhão de Trânsito bloquearam o acesso de carros. O Corpo de Bombeiros também esteve presente. No início da tarde, as entradas do prédio foram bloqueadas por estudantes e as atividades da Ufopa novamente suspensas. Várias barracas já estavam sendo montadas na frente do prédio e há gritos de protesto contra o reitor da instituição, Seixas Lourenço, que segundo informações preliminares se encontra fora do país. 
Fotografia: Glawber Alfaia

O vice-reitor da Ufopa, Clodoaldo dos Santos, afirmou por meio de nota que "o Corpo de Bombeiros  realizou vistoria e determinou que seja realizada nova avaliaçaõ e sandas pendências de segurança, com prazo até a próxima terça-feira, 16 de julho". As aulas no local foram suspensas até o dia 17 de julho e as atividades admnistrativas até o dia 15, quando a reitorai espera resolver o que chama de "pendências administrativas". 

No prédio de 5 pavimentos, além do “campus” alugado para a Ufopa, funcionam salas da Universidade Paulista (privada), salas de comércio e o próprio hotel. Não há informação até o momento se essas atividades também foram suspensas.

A Ufopa é uma das instituições criadas pelo programa de expansão das universidades federais do Ministério da Educação.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: