quarta-feira, 3 de julho de 2013

Deputados do PT lideram manobra que ameaça o Parque Nacional do Iguaçu

Deputados do PT foram os principais responsáveis por uma manobra que encurtou o trâmite de uma proposta que ameaça o Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), e todo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Depois de assinar um recurso para que o Projeto de Lei (PL) 7.123/2010 fosse encaminhado ao plenário da Câmara dos Deputados, e não direto ao Senado como previsto originalmente, doze petistas retiraram suas assinaturas. Eles foram os mais numerosos entre os integrantes de outros partidos que voltaram atrás da posição inicial. Com a retirada das assinaturas de outros deputados, entre eles sete peemedebistas, o recurso perdeu a eficácia, no dia 26/6 

O PL está agora na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se aprovado, seguirá para o Senado sem passar pelo plenário da Câmara. A CCJ é dominada por PT e PMDB, os maiores partidos governistas, e, portanto, deve aprovar o projeto.

O projeto prevê a reabertura de uma estrada, fechada há mais de dez anos por decisão judicial, que corta o Parna do Iguaçu, e insere, na Lei 9.985/2000, do SNUC, a figura da “estrada-parque” (veja o texto na íntegra).

O autor do projeto e também petista Assis do Couto (PR) defende que ele pretende dinamizar o turismo ecológico no Iguaçu e em outros locais do País e regulamentar as estradas que já existem em várias UCs. A base eleitoral do deputado é o oeste do Paraná, onde fica o Parna do Iguaçu.

Saiba mais e veja lista dos deputados que retiraram o nome do recurso no sítio do ISA
Comentários
0 Comentários

0 comentários: