quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ato contra Marcos Feliciano em Santarém teve 3 detidos e 7 feridos



“Essas pessoas podem sair daqui presas, algemadas, agora. Semana passada eu já prendi dois. Isso aqui não é casa da mãe Joana. Isso aqui é uma igreja. Respeitem essa igreja”, disse o pastor. As frases são do deputado federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal, Marcos Feliciano (PSC-SP), ditas de cima de um palco em praça pública em Santarém, Oeste do Pará. O parlamentar se dirigia à Polícia Militar e seguranças privados que agiam contra um grupo de estudantes que tentava abrir uma bandeira do movimento LGBT no meio de fiéis da Igreja Assembleia de Deus que realizou na noite de segunda-feira (29 de julho) a comemoração de 85 anos de fundação na cidade. Contando com a presença do deputado Feliciano como ponto alto da noite, a atividade reuniu cerca de 4 mil pessoas.

Em contraponto à presença do deputado e exigindo a sua saída da CDHM um ato reuniu aproximadamente 150 pessoas e percorreu ruas paralelas ao local onde se realizava o evento. Contando essencialmente com estudantes, homossexuais e feministas o ato político denunciou o deputado-pastor que tem se promovido nacionalmente em cima de declarações preconceituosas contra mulheres, negros e principalmente homossexuais. 

Já na orla da cidade, a manifestação seguiu até uma barreira policial que estava cerca 800 metros do local do evento religioso. A organização do evento e a maior parte dos presentes já havia sinalizado anteriormente que o ato se encerraria ali, mas antes se abriu para falas para reforçaram as denúncias contra o presidente da CDHM e a caracterização de que não era um ato contra o evento religioso e sim pela renúncia de Marcos Feliciano.

Durante a fala do deputado o ato promovido por um grupo de estudantes de abrir a bandeira LGBT promoveu a ira do pastor que ordenou diretamente a reação de seguranças da Assembleia de Deus e Policias Militares contra o grupo. Uma arma de choque chegou a ser usada por um civil e policiais agiram com spray de pimenta e cassetetes. Pelos menos 8 estudantes ficaram feridos, três deles detidos e levados para a Delegacia de Policia Civil de Santarém onde foi aberto inquérito para apuração de fatos.



Comentários
0 Comentários

0 comentários: