quarta-feira, 12 de junho de 2013

Morre aos 90 anos o historiador marxista Jacob Gorender

Morreu nesta terça-feira (11 de junho) em São Paulo, aos 90 anos, Jacob Gorender, um dos mais importantes historiadores marxistas brasileiros.

Sua principal obra como historiador foi a tese “O Escravismo Colonial” de 1978, onde apresenta uma compreensão inédita para a formação econômica brasileira, a partir do escravismo colonial, para Gorender, um modo de produção historicamente novo, destoando das antigas teses feudais defendidas por intelectuais ligados a Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do capitalismo brasileiro de economistas como Caio Prado Júnior.

Dos anos oitenta até 2004, produziu dezenas de artigos e ensaios, além de vários livros.

Entre seus trabalhos se destaca "Combates nas trevas" (1987), onde faz um duro balanço da tática guerrilheira adotada por parte da esquerda brasileira contra o regime militar, da qual Gorender participou como guerrilheiro.

Gorender nasceu em Salvador em 20 de janeiro de 1923 e ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) ainda estudante, durante a II Guerra Mundial, na Itália, onde integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB).


Deixou o PCB na década de 60 para fundar o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Em 1964, após o Golpe Militar no Brasil, Gorender foi preso e passou para a clandestinidade política.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: