segunda-feira, 25 de março de 2013

Para evitar novos atrasos, Governo envia tropas a obras de Belo Monte


Na semana passada, o Ministério da Justiça autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública ao estado de Mato Grosso para apoiar a Polícia Federal nas ações de prevenção e repressão a conflitos agrários, inclusive os que envolvam terras indígenas. Veja essa notícia AQUI.

Nesta segunda-feira, 25 de março, uma nova portaria do Ministro José Eduardo Cardoso (foto) publicada no Diário Oficial da União, determinou o envio de tropas federais da Força Nacional de Segurança para garantir que protestos não provoquem novos atrasos no cronograma de construção da hidrelétrica de Belo Monte.

A Portaria determina que efetivo da Força Nacional permanecerá na hidrelétrica por 90 dias - prazo que poderá se estendido -, atendendo à demanda do Ministério de Minas e Energia.

Segundo a portaria, o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, solicitou o envio de tropas no dia 21, data em que um grupo de manifestantes, composto por índios, colonos e ribeirinhos, paralisou as atividades de cerca de seis mil operários no sítio Pimental, às margens do rio Xingu, em Altamira.

O uso das tropas tem o objetivo de "garantir incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública nos locais em que se desenvolvem as obras, demarcações, serviços e demais atividades atinentes ao Ministério das Minas e Energia", afirma o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na portaria.

*Com algumas informações de O Globo.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: