quinta-feira, 7 de março de 2013

Bahia: Movimentos ocupam AGU em defesa do Quilombo Rio dos Macacos


Cerca de 400 manifestantes de organizações e movimentos sociais ocuparam na manhã de ontem, 6 de março, a sede da Advocacia Geral da União (AGU) em Salvador (BA). A ação pede a imediata suspensão do processo judicial aberto pela Marinha do Brasil, que quer a expulsão da comunidade quilombola Rio dos Macacos do território localizado no município baiano de Simões Filho.

A comunidade do Quilombo Rio dos Macacos é formada por cerca de 70 famílias que vivem tradicionalmente no local há mais de 200 anos. A Marinha, entretanto, pretende ampliar as instalações da Base Naval de Aratu e, por isso, reivindica a desocupação da área. Os manifestantes também reivindicam a instauração de uma câmara de negociação popular e a intervenção do Governo Federal a fim de regularizar a área quilombola. Além disso, denunciam as violações de direitos humanos praticadas pela Marinha contra a comunidade.

O conflito em torno do território teve início a partir da década de 1970, quando foi criada a Base Naval de Aratu. O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) do INCRA reconheceu a comunidade como remanescente de quilombo. No entanto, como o documento não foi publicado no Diário Oficial da União, não houve nenhuma iniciativa que garantisse a titulação das terras. A Constituição Federal, no artigo 68, garante às comunidades quilombolas o direito aos territórios ocupados. 

Fonte: Radioagência NP
Comentários
0 Comentários

0 comentários: