terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fotógrafo João Zinclar falece em acidente


O fotógrafo João Zinclar – comunicador social, militante sindical e pela reforma agrária - faleceu na madrugada deste sábado (19/01) em um acidente rodoviário, aos 56 anos. O velório foi realizado no domingo (20/01), em Campinas, cidade em que ele morava, e o enterro ocorreu às 9h desta segunda-feira. O acidente aconteceu na altura do município Campos de Goytacazes, norte do Rio de Janeiro, quando o ônibus em que o fotógrafo estava foi atingido por um caminhão.
João Zinclar nasceu em Rio Grande (RS). Fotografava para movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o jornal Brasil de Fato. Realizava o registro de manifestações e lutas populares. Por cinco anos, fotografou os ribeirinhos nas margens do Rio São Francisco, experiência que culminou na publicação da obra fotográfica "O Rio São Francisco e as Águas no Sertão", obra que se tornou um importante documento da campanha contra a transposição do rio.

Aos 30 anos, começou a trabalhar como encanador mecânico, se filiou ao PCdoB e se tornou dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas. Participou do sindicato e do partido até 1996, quando se desligou, mas o sentido de coletivo e solidariedade que aprendeu no sindicato foi algo que levou por toda a sua vida e que sempre esteve presente nas suas fotos.

“Mudar o mundo é uma tarefa muito maior do que a fotografia. Mudar o mundo é ter milhões de pessoas na rua contra os opressores, contra as ditaduras, é isso que muda o mundo. E a fotografia, se ela quiser cumprir esse papel, tem que andar par e passo com esses movimentos, colocando realidades objetivas e subjetivas, porque não existe realidade absoluta”, afirmou.

Diversas organizações e entidades lançaram notas de pesar pela perda de Zinclar.  Abaixo, algumas de suas memoráveis fotografias: 





Comentários
0 Comentários

0 comentários: