sábado, 1 de dezembro de 2012

Ativistas fazem protesto durante palestra da Ministra do Meio Ambiente


Na semana em que anunciou a maior queda no desmatamento na Amazônia (Veja AQUI ) e a criação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nacional (Veja AQUI), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, enfrentou protestos numa palestra.

Ativistas do Movimento Brasil pelas Florestas e da ONG Veddas  se uniram num protesto para repudiar a política ambiental do governo brasileiro. O protesto ocorreu na última quinta-feira, 29 de novembro, durante o TEDx VilaMadá, evento criado nos EUA e replicado em várias partes do mundo com objetivo de discutir "ideias que merecem ser difundidas".

Os manifestantes se portaram em silêncio atrás da ministra, segurando cartazes contra o novo Código Florestal, a hidrelétrica de Belo Monte e a política ambiental do governo Dilma.

“No começo da palestra os ativistas, com cartazes e em silêncio, se dirigiram ao palco exibindo suas mensagens ao lado da ministra e de frente para o público. O evento foi transmitido ao vivo e a organização do TEDx demonstrou preocupação com a manifestação, mas em nenhum momento impediu o ato pacífico”, informaram os manifestantes pelo Facebook.

O tema dessa edição do TEDx foi “Nosso Planeta Água” o que influenciou a confecção dos cartazes de protesto: “Barrar rios é barrar a vida #PareBeloMonte”, “Sem florestas não há água #NãoaoNovoCódigoFlorestal” e “Nossos bosques tem mais vida com o Novo Código Florestal?” foram algumas das frases nos cartazes.

A palestra foi interrompida com a presença silenciosa dos manifestantes e após 21 minutos de impasse os ativistas fizeram uso do microfone e denunciaram os retrocessos da política socioambiental brasileira. “Servidores do IBAMA foram afastados para viabilizar a construção da usina de Belo Monte” disse George Guimarães da ONG Veddas que continuou “Não houve interesse na natureza, na água ou no nosso país, na questão do código florestal houve interesse ruralista” e concluiu falando “Esse constrangimento foi uma gota da água no rio Xingu, pois enquanto essa lavagem é feita nesse tipo de palestra o novo código florestal foi estuprado e nossas florestas serão destruídas”. 

Abaixo, cenas do protesto:

Comentários
0 Comentários

0 comentários: