quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Munduruku: Encontrado corpo de liderança indígena morto em confronto com a Polícia Federal

Indígenas apresentam cartuchos de fuzis e de balas de borracha usados contra eles pela Polícia Federal. Fotografia: Adonias Kaba 


A coordenação da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Jacareacanga (PA) confirmou na tarde desta quinta-feira (8 de novembro) que foi encontrado o corpo do índio mundurucu que desapareceu durante confronto entre índios da etnia e um grupo de agentes da Polícia Federal no início da manhã de quarta-feira (7).

Segundo o coordenador Rainery Quintino, uma equipe do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) do rio Tapajós estava a caminho da área do conflito levando um caixão.

"O corpo foi encontrado e, segundo o relato dos índios, tem cinco marcas de tiro, no peito e cabeça", disse Quintino. Trataria-se da liderança guerreira Adenilson Kirixi Munduruku. Ele teria sido morto por um agente da Policia Federal. Líderes mundurucu já haviam relatado a morte do índio durante o confronto na região do rio Teles Pires, na divisa entre os Estados de Mato Grosso e do Pará, informação que passou a ser posteriormente negada.

Oficialmente, oito pessoas ficaram feridas no episódio: dois policiais, atingidos por flechas, e seis índios. O confronto teve início quando a Polícia Federal teria tomado a aldeia Teles Pires com objetivo de coibir a extração ilegal de ouro na região.

De acordo com informações do indígena Sandro Waro Munduruku, líder indígena de Teles Pires, os agentes invadiram a aldeia com um forte aparato, que contava com helicópteros, várias voadeiras e armamentos pesados, sitiando o local. Sandro War  disse ainda que os agentes da Polícia Federal ao chegarem ao porto da comunidade indígena, abriram fogo com balas de borracha no grupo de guerreiros que foram recepcioná-los. Enquanto isso os helicópteros faziam voos rasantes afugentando velhos, mulheres e crianças.

Sandro também confirmou a morte do guerreiro Munduruku: “O policial acertou vários tiros no peito do indígena, mesmo ele sem defesa, atirou até dentro da água”, informa Sandro Waro, acrescentando que o corpo de Adenilson Munduruku tinha desaparecido nas águas do Teles Pires.

*Com informações da Folha e TV Tapajoara de Itaituba, Pará.

Saiba mais: Clima é muito tenso em aldeia Munduruku tomada pela Polícia Federal. Há relatos de abusos e feridos
Comentários
0 Comentários

0 comentários: