segunda-feira, 15 de outubro de 2012

2º turno: Psol se alia com PT em Belém e PSDB e DEM em Macapá


A chegada do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) ao segundo turno nas eleições municipais em Belém e Macapá produziu um fenômeno inusitado: a formação de alianças com Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido da Social Democracia Brasileiro (PSDB), agrupamentos partidários contra os quais o Psol se apresentava como de “oposição de esquerda”.

Em Belém, o PT oficializou no último dia 10 o apoio à candidatura de Edmilson Rodrigues. Apesar do candidato petista, Alfredo Costa, ter ficado apenas em 7º colocado no primeiro turno, o novo aliado foi saudado com entusiasmo. “O professor Alfredo fez um campanha de alto nível e o PT é um dos partidos mais importantes do país e de Belém. Pesquisas mostram que é uma legenda ainda muito querida”, explica Edmilson, adotando critérios curiosos para justificar a aliança.


Segundo informes de bastidores, a Direção Nacional do PT não só aprovou a aliança em Belém como teria proposto ao Psol a presença do ex-presidente Lula no palanque de Edmilson no segundo turno em Belém, que enfrenta Zenaldo Coutinho, do PSDB. Em troca, o PT espera o apoio do Psol no segundo turno na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, onde o PT disputa de forma acirrada a prefeitura e onde o Psol teve uma expressiva votação no primeiro turno, com 18,40% do eleitorado para prefeito e elegeu 3 vereadores, sendo os dois primeiros candidatos a vereadores mais votados integrantes da legenda. Até o momento, a direção nacional do Psol ainda não teria decidido a questão.

Em Macapá, a coligação que disputou o primeiro turno da eleição majoritária municipal com Davi Alcolumbre para prefeito, formada pelo DEM, PTB e PSDB,  oficializou na tarde de 14 de outubro, apoio a Clécio Luís, do Psol, para o pleito em segundo turno.

O apoio foi manifestado durante cerimônia política no Macapá Hotel com a presença do candidato a prefeito Clécio Luís e do senador Randolfe Rodrigues, pelo Psol; Davi Alcolumbre e professora Jurema, que concorreram a prefeito e vice, na eleição de 7 de outubro; professor Eduardo Seabra, presidente do PTB, vereador eleito Lucas Barreto (PTB); prefeito eleito de Santana Robson Rocha (PTB) e do ex-senador Papaléo Paes representando o PSDB nacional.



Empolgados, os presentes aproveitaram a cerimônia para lançar o ex-deputado estadual e vereador eleito Lucas Barreto (PTB) pré-candidato a governador do Amapá para concorrer em 2014.

O lançamento da candidatura de Lucas foi feito pelo candidato a prefeito de Macapá, Clécio Luís (Psol), ao se dirigir a Lucas. “Eu não sei se lhe chamo de deputado, vereador ou governador, Lucas Barreto”.

Com informações do G1 e do Interjornal de Macapá. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: