quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Servidores do Incra e do MDA protestam em evento com a presença de Dilma, ministros e governadores


Um pequeno, mas aguerrido, grupo de servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) conseguiu furar o bloqueio e protestar nesta quarta, 8 de agosto, diante da presidente Dilma Rousseff  e vários ministros, parlamentares e governadores.

O ato ocorreu em Brasília, no lançamento do “Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas à Desastres Naturais” que foi lançado no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, no mesmo setor onde funciona o programa Terra Legal na capital. Com duas faixas, coletes e muitas palavras de ordem, os servidores conseguiram chamara a atenção dos convidados, da imprensa e autoridades.

No início do ato, os servidores foram impedidos de entrar no local pela segurança presidencial. Mesmo assim, o grupo conseguiu se posicionar atrás de grandes de contenção instaladas após a chegada dos servidores, em local bem próximo ao desembarque de veículos. Assim, tanto no início, como ao final do evento, foi possível chamar atenção para as demandas dos servidores.

A presidente Dilma Roussef e as ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Gleise Hoffman (Casa Civil) passaram ao lado dos servidores, mas não pararam na área de desembarque entrando por um estacionamento localizado na parte lateral do prédio. Mas, foi possível exercer pressão direta sobre os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais); Eduardo Cardoso (Justiça); Aguinaldo Ribeiro (Cidades); Izabella Teixeira (Meio Ambiente); Alexandre Padilha (Saúde); Maria do Rosário (Direitos Humanos); Edson Lobão (Minas e Energia) entre outros.

As palavras de ordem eram respondidas pelos ministros com sorrisos amarelos, tchauzinhos ou mesmo fingindo que não estava vendo e ouvindo. Somente o ministro da saúde,  Alexandre Padilha, veio até os servidores para dizer que se no ato tivesse tocando a música “Ìndia do Tiririca”, ele estaria apoiando. Os servidores denunciaram o ministro por ter cortado o ponto dos servidores deste ministério.

Alguns parlamentares também vieram até os servidores expressar apoio. Veículos de imprensa também cobriram o ato, mas nenhum grande meio noticiou. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: