segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Presidente do Incra recolhe orçamento de SRs “rebeldes” e ameaça dirigentes regionais que não reprimem grevistas


A manobra do presidente do Incra de afirmar ao Comando Nacional de Greve que defenderia junto ao governo a proposta de aproximação com a equiparação salarial com o Ministério da Agricultura, pauta do movimento de greve,  foi derrubada na própria mesa de negociação deste domingo.

Mas, Carlos Guedes de Guedes, petista da tendência Democracia Socialista. inaugurou uma nova etapa na relação com os servidores ao colocar seguranças para impedir o protesto de grevistas do Incra contra o corte de ponto e efetuou o corte de salários de mais de setenta servidores da sede da autarquia em Brasília.

Nos estados, os planos de Guedes de cortar o salário dos servidores nas 28 Superintendências Regionais em greve naufragaram por essencialmente dois motivos. O primeiro, foi o trancamento das SR pelos grevistas nos dias em que o corte poderia ser operado. O segundo, foi a reação contrária da maioria dos Superintendentes e Chefes, que se recusaram a cortar os salários dos grevistas.

Como represália, no dia 23 de agosto, o novo presidente do Incra enviou Memorando a todas as SRs determinando medidas punitivas aos dirigentes regionais do Incra. Entre elas, está a proibição de deslocamento dos Superintendentes para fora de sua jurisdição sem a prévia e expressa autorização do próprio presidente do Incra; proibição de concessão de diárias para servidores em greve mediante comprovação via apresentação da folha de ponto e ainda “o recolhimento dos recursos orçamentários e financeiros, inclusive no que se refere aos créditos das Superintendências Regionais que se encontram fechadas.”

Guedes determina ainda que qualquer justificativa para o não recolhimento dos recursos deve vir acompanhada das medidas tomadas contra os grevistas.

As punições e ameaças de Guedes contra os dirigentes regionais do Incra encontram-se no Memorando Circular da Presidência do Incra n° 40 e pode ser lido na íntegra AQUI. 

Na sexta-feira, o Superintendente do Incra em Santarém que estava na condição de interino, foi exonerado sem que ninguém tenha sido nomeado para o cargo.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: