domingo, 29 de julho de 2012

Servidores do ICMBio denunciam redução de unidades de conservação para construção de hidrelétricas no Pará


Os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lotados em unidades de conservação do vale do rios Tapajós e Jamanxim, no Oeste do Pará, divulgaram uma carta aberta na qual denunciam a ausência de estudos e critérios nos planos e ações do governo federal de construir hidrelétricas na região, reduzindo para isto áreas protegidas e de grande biodiversidade.

A redução das unidades ocorreu com a conversação de uma Medida Provisória da presidenta Dilma Roussef na Lei 12.678 de 25 de junho de 2012 e faz parte dos planos de governo federal de construir cinco grandes hidrelétricas na região, o “Complexo Hidrelétrico do Tapajós”.

Informações: Folha

Os lagos das hidrelétricas devem inundar pelo menos 75.630 hectares de várias unidades de conservação, inclusive de dois parques nacionais, áreas de proteção integral.

“Como servidores públicos, no intuito de cumprir com nossas atribuições, declaramos ser grave o fato e não haver estudo que embase a desafetação , relacionando os impactos diretos e indiretos do empreendimento às características socioambientais da região”, afirmam os servidores me trecho do documento.

Leia todo o documento na íntegra AQUI. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: