terça-feira, 24 de julho de 2012

Governo desmarca reunião com servidores do Incra


Sem maiores explicações, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desmarcou a reunião prevista para esta terça com as entidades associativas dos servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). A reunião aconteceria as 18horas, no MPOG.

Segundo a Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi) a reunião teria sido conseguida graças à intensificação da greve, o apoio de parlamentares e lideranças políticas, a pressão das entidades representativas, as denúncias na imprensa, manifestações diversas, entre outras ações. Seria debatida a pauta específica dos mais de 5.000 servidores em greve da autarquia e do ministério.

O sítio da Condsef informa que além do Incra, tiveram suas reuniões canceladas os servidores do Dnocs, Cultura, Inmetro, Instituto Evandro Chagas, INPI, Hospital das Forças Armadas e Imprensa Nacional. Todos estavam com reunião marcada pelo próprio governo para esta semana. 

Os professores universitários e de institutos federais que em reunião realizada nesta segunda (23 de julho) comunicaram ao governo a rejeição da proposta apresentada no último dia 13 de julho, tiveram uma nova reunião agendada para hoje, as 14h.  Não há informes ainda se esta reunião foi desmarcada.

Na tarde desta terça-feira, os servidores públicos em greve do Distrito Federal e comandos de greve de servidores que se encontram em Brasília prometem um ato em frente ao Palácio do Planalto para protestar pela ausência de propostas, já que a data de 31 de julho, colocada como limite pelo próprio governo, aproxima-se sem qualquer definição para as categorias em greve.

Ministro diz que acha difícil atendimento da pauta
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, declarou nesta segunda (23) que será difícil atender às reivindicações de servidores do Incra e do MDA. Participando de um seminário organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), no qual o governador Tarso Genro também estava presente, Pepe declarou que “as reivindicações deles estão sendo analisadas dentro do Governo. Havendo possibilidade de atendimento, elas serão atendidas. É importante dizer que vivemos em um momento complexo. Existe uma crise forte lá fora. Há uma queda na arrecadação. De fato, não é o melhor momento para se discutir ganhos reais de salários. Independentemente disto, não deixamos de entender que é um direito do servidor público levantar suas reivindicações”.

Cercado por servidores gaúchos do Incra em greve, Pepe também declarou que o governo reconhece que os servidores dos órgãos agrários sofrem de defasagem salarial.


Protesto na posse do novo presidente do Incra
Na manhã desta terça, tomou posse o novo presidente do Incra, Carlos Guedes. A solenidade em Brasília foi acompanhada por dezenas de servidores em greve que distribuíram um panfleto no auditório onde ocorria o evento.

"Nesse momento de mudanças no Incra, nós, servidores do Incra, entendemos que, se a nova presidência da Casa quer efetivamente cumprir com a missão do órgão, deverá apoiar essa causa", diz o texto.

Estavam presente no local, além do novo presidente da autarquia, o presidente exonerado, Celso Lisboa e os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do Desenvolvimento Social, Teresa Campello.



Comentários
0 Comentários

0 comentários: