terça-feira, 22 de maio de 2012

Ufopa: Em meio a denúncias contra reitor, Procurador da instituição é condenado a 6 anos de prisão


Ex-prefeito de Ponta de Pedras e atual procurador da Universidade federal do Oeste do Pará, Bernardino de Jesus Ribeiro foi condenado pela Justiça Federal no Pará a 6 anos de reclusão, em regime semiaberto a partir de uma ação movida pelo Ministério Público Federal.

A sentença saiu na semana passada e virou dos assuntos mais comentados em todas as rodas da cidade de Santarém.

Bernardino, indicado para o cargo de procurador pelo reitor Seixas Lourenço (foto), foi condenado por desvio de R$ 37 mil de um convênio entre o município de Ponta de Pedras e o Ministério do Meio Ambiente, à época em que exerceu o cargo de prefeito.

O reitor e vários de seus indicados também vem enfrentando uma série de denúncias de perseguições a professores, técnicos e estudantes; ausência de prestação de contas; superfaturamento em licitações e controle não democrático da universidade. 

Na semana passada, denúncias chegaram ao Ministério Público Federal de Santarém a partir de uma representação  do Diretório Central dos Estudantes da Ufopa e União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES).

No parlamento, o deputado petista José Geraldo (PA), também fez uma série de denúncias  contra o reitor e também contra o procurador no último 18 de maio.

“Quando foi prefeito de Pontas de Pedra deixou que os ladrões o assaltasse 3 vezes em Belém com o dinheiro da prefeitura. É muita coincidência os ladrões adivinharem por três vezes que ele deixou de mandar o dinheiro da prefeitura para o banco de sua cidade e ficar com os recursos em suas mãos na capital do Estado. Por tanto, a Ufopa corre sérios riscos em ter um cidadão como este em cargos de tamanha importância na universidade – disse o deputado petista no discurso na Câmara dos Deputados.

As principais informações são do Blog do Jeso.

Leia também: Farinha do mesmo saco, PT e PSDB iniciam briga pela reitoria da Ufopa

Comentários
0 Comentários

0 comentários: