terça-feira, 27 de março de 2012

Justiça suspende licença para hidrelétrica no Teles Pires


A Justiça Federal em Mato Grosso suspendeu ontem a licença de instalação da usina hidrelétrica de Teles Pires, na divisa entre os Estados de Mato Grosso e do Pará, por considerar que as populações indígenas da região não foram ouvidas sobre a obra. 

A decisão liminar atendeu a uma ação do MPF (Ministério Público Federal). Assinaram a ação procuradores da República dos dois Estados. 

Para os autores da ação, a obra trará "danos iminentes e irreversíveis" a índios das etnias caiabi, mundurucu e apiacá, como a inundação de uma área considerada sagrada pelos indígenas, além de desmatamento, do incentivo à pesca predatória na região e do aumento do fluxo migratório. 

A decisão da Justiça Federal suspende quaisquer obras da usina hidrelétrica, uma das maiores planejadas pelo governo federal no país, com potência instalada de 1.820 MW. 

Em caso de descumprimento, a decisão judicial, de caráter temporário, prevê multa de R$ 100 mil por dia. Réu na ação, o Ibama não respondeu à reportagem ontem. O órgão liberou o início das obras no ano passado. 

Fonte: Folha

Veja a decisão judicial na íntegra AQUI



Comentários
0 Comentários

0 comentários: