quarta-feira, 21 de março de 2012

Belém: movimentos lêem carta censurada; Maria do Rosário cancela participação em evento

Por Ruy Sposati*

Movimentos sociais contrários à construção da Usina Hidrelétrica BElo Monte realizaram ato na terça-feira, 20, em protesto contra a censura e votação parcial do relatório sobre violações de direitos humanos em Belo Monte, da Conselho dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

Fotografia: Breno A. Mendes dos Santos
A manifestação, coordenada pelo Comitê Metropolitano Xingu Vivo, ocorreu durante a abertura de um seminário acadêmico na Universidade Federal do Pará (UFPA). Estava prevista a participação da ministra da SDH, Maria do Rosário, que cancelou de última hora sua presença no evento e enviou dois representantes do ministério.

Durante a fala da SDH, os manifestantes, munidos de faixas, cartazes e máscaras, leram em voz alta uma nota elaborada na segunda, 20, por entidades de defesa dos direitos humanos, cuja apresentação foi vetada na reunião do CDDPH. A mesa do evento teria tentado impedí-los de intervir no curso do seminário, mas por pressão do público, que interviu a favor do protesto, tiveram de ceder e permitir que a carta fosse apresentada na íntegra.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: