quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Com controle dos fundos de previdência, petistas acharam o “Mapa da Mina”


A criação dos fundos de previdência para os servidores públicos federais, aprovado ontem na Câmara do Deputados numa aliança entre PT, PMDB e PSDB, é um verdadeiro mapa da mina para os petistas. Estes já controlam os maiores fundos de previdência privada .

Para se ter uma ideia como este dinheiro dos trabalhadores é usado, a Previ (fundo de previdência dos trabalhadores do Banco do Brasil), a Petros (dos funcionários da Petrobras) e a Funcef (dos bancários da Caixa Econômica Federal) são direta ou indiretamente   financiadoras da hidrelétrica de Belo Monte.

Sobre isto, o Ministério Público Federal no Pará acaba de questionar em ofício  a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que tem prazo de 10 dias para informar sobre fiscalização na política de investimento dos fundos de pensão que integram o capital da Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte.

Os procuradores federais questionam "se os investimentos feitos pelos fundos de pensão possuem taxa interna de retorno suficiente de forma a garantir a higidez do respectivo fundo de pensão" e se "todo esse acompanhamento está sendo realizado considerando um cenário de custo total do empreendimento de aproximadamente R$ 30 bilhões" - previsão mais recente de custos para Belo Monte, conforme o MPF.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: