quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

População afetada por Belo Monte ‘ganhou’ na loteria, diz Tolmasquim


Rafael Bitencourt*

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, disse nesta quarta-feira (07 de dezembro) que as populações dos municípios próximos ao local onde é construída a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), "ganharam um bilhete premido na loteria". A declaração do presidente da EPE foi dada ao se referir ao montante de R$ 3,5 bilhões que os empreendedores terão que investir em ações socioambientais.

Segundo Tolmasquim, as exigências feitas às empresas envolvidas no projeto da hidrelétrica preveem restruturação completa dos serviços de saúde, educação e segurança da região. Os valores das compensações socioambientais, segundo ele, correspondem a “sete vezes o orçamento do Pará inteiro”. “Nem em 100 anos eles teriam isso”, disse.

Tolmasquim ressaltou que o “grande dilema” do Brasil no setor elétrico é conseguir aumentar o aproveitamento do potencial de geração de energia a partir dos rios que, na maior parte, estão localizados no bioma amazônico de forma sustentável. “Não temos o direito de abdicarmos destes recursos”, afirmou no seminário Sustentabilidade Energética no Século XXI.

Fonte: Valor (fotografia não incluída na matéria original)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: