quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Tapajós que não está no Globo Repórter


Na semana passada o programa Globo Repórter  abordou, superficialmente, os possíveis impactos das 34 hidrelétricas previstas para a bacia do rio Tapajós e seus afluentes.

Com ênfase na questão biológica, especialmente a fauna, poucos habitantes foram vistos ou falaram na reportagem.

Nos vídeos abaixo, moradores de Montanha e Mangabal falam do temor e da rejeição do ao complexo hidrelétrico, especialmente da UH de São Luiz do Tapajós, que inundaria a maior parte deste território e inviabilizaria a existência deste grupo.

Testemunho de Pedro Siqueira dos Anjos morador de Mangabal


Testemunho de Dona Laosminda, moradora de Mangabal



Em tempo, Montanha Mangabal fica no município de Itaituba, ao sul do Parque Nacional da Amazônia, numa faixa de terras entre a rodovia Transamazônica e a margem esquerda do rio Tapajós. A ocupação da região remonta o processo de territorialização de seringueiros, ainda no século XIX.

Após conquistarem o direito de permanecer em seu território em 2006, depois de quase serem expulsas pela empresa Indussolo, que se dizia proprietária da área, as famílias agora podem ser expropriadas pelo complexo hidrelétrico. A criação de uma Reserva Extrativista (Resex) na área foi paralisada pela então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: