quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Justiça Federal vai julgar caso da morte de extrativistas no Pará

Felipe Luchete*


O TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, com sede em Brasília, decidiu que é competência da Justiça Federal o julgamento do caso do assassinato dos extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, que ocorreu em maio deste ano.

O casal foi morto em emboscada dentro do assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna (sudeste do Pará).

Os três suspeitos de cometer o crime estão presos em caráter preventivo na cidade vizinha de Marabá. Segundo as investigações da Polícia Civil, o assassinato foi motivado por uma disputa de terras do assentamento.

Como as áreas são da União, o Ministério Público Federal no Pará pediu que o julgamento do caso fosse realizado na esfera federal.

O pedido foi aceito nesta segunda (5) por unanimidade entre os três integrantes da Terceira Turma do tribunal.

A decisão do TRF-1 ainda será comunicada à Justiça Estadual. Caso o juiz Murilo Lemos Simão, responsável pelo caso, não concorde, a competência será resolvida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

SUSPEITOS
Com base nas investigações, o Ministério Público Estadual denunciou em julho José Rodrigues Moreira, dono de terras no assentamento onde o casal morava, sob a acusação de ter sido o mandante das mortes.

José Claudio alegava que uma propriedade de Rodrigues no assentamento onde morava era irregular, e por isso estimulava que três agricultores morassem dentro dela.

O irmão de Rodrigues, Lindonjonson Silva Rocha, é suspeito de atirar no casal, com ajuda de Alberto Lopes do Nascimento.

O advogado Hildebrando Guimarães Barros Neto, que defende Moreira e Rocha, disse que a mudança não afeta a defesa e pode tornar mais rápida a tramitação do processo. Ele afirmou ainda que os dois negaram em depoimentos a participação no crime.

A reportagem não localizou a defesa do outro suspeito.

Fonte: Folha online
Comentários
0 Comentários

0 comentários: