sexta-feira, 25 de novembro de 2011

No Ceará tem disso sim....

Fotos: Edimar Soares - O Povo

Contrariando uma parte significativa da categoria e ainda cantando vitória, a direção Sindicato dos Professores e Servidores da Rede Estadual de Educação do Ceará (APEOC) brecou o retorno à greve dos professores, mesmo com o governador Cid Gomes (PSB) descumprindo o acordo que suspendeu o movimento no início de outubro, especialmente o atendimento da Lei Nacional do Piso do Magistério. A assembléia dos professores ocorreu hoje pela manhã (25/11), no Paulo Sarasate,  maior ginásio de Fortaleza, contando com aproximadamente 8.000 pessoas.

Para sair vitoriosa, a direção do sindicato contou com a providencial ajuda do próprio governador, que teria fretado ônibus de todo o interior do estado com profissionais temporários, sob ameaça de demissão, profissionais com cargos e contrários à greve, para votarem contra o retorno da paralisação. A informação corre pelas redes sociais, inclusive com vídeos.

Em seu sítio, o sindicato que é ligado à Central Única dos Trabalhadores e é comandado pelo petista Anísio Melo (ex-assessor do Deputado Federal Artur Bruno – PT), apresenta as “conquistas” do movimento.  Em uma das matérias, há algo bem estranho: apesar da assembléia ter sido realizada em 25/11 e a matéria está datada também de hoje, aparece a seguinte frase: O professor Anízio Melo presidiu a Assembleia Geral de ontem, assim como todas as anteriores cumprindo regimentalmente o que dispõe o Estatuto do Sindicato – APEOC e como assim determina Art. 16, portanto, democraticamente estabeleceu norma de discussão e deliberação.”  (Veja em: Professores rejeitam proposta de greve e aprovam negociação). O texto evidencia que a narrativa da “vitória” já estava pronta antes mesmo da assembléia ocorresse.

Após a votação sobre o retorno ou não da greve, houve um grande tumulto no ginásio. O presidente do sindicato, o mesmo da vidência descrita acima, teve que sair escoltado para não ser agredido por professores, revela matéria do jornal O Povo, de Fortaleza.




Comentários
0 Comentários

0 comentários: