segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bolívia: COB declara greve de 24 horas em apoio à marcha TIPNIS e governo brasileiro defende estrada


A reunião emergencial da direção ampliada da Central Obrera Boliviana (COB) deliberou por uma greve geral de 24h nesta quarta-feira. O apoio à marcha dos povos do Território Indígena e Parque Nacional Isiboro Secure (TIPNIS) e a oposição à construção de uma estrada neste território na Amazônia boliviana foram aprovados na reunião.

O Comitê da Marcha dos polvos indígenas em defesa de TIPNIS denunciou a morte de um bebê de três meses e o desaparecimento de 37 pessoas, das quais sete crianças, durante a forte repressão policial à marcha neste domingo. O bebê estava no acampamento atacado por policiais e teria falecido em conseqüência do gás lacrimogêneo jogados contra os indígenas. 

A ministra da Defesa da Bolívia, Cecilia Chacón, renunciou ao cargo. Ela afirmou que não concorda com esta "medida de intervenção" e que não pode "defendê-la ou justificá-la".

Em toda a Bolívia estão sendo registrados protestos em rechaço às medidas tomadas pelo governo de Evo Morales contra a mobilização indígena, que é composta por cerca de duas mil pessoas.

Na cidade de Rurrenabaque, por exemplo, parte da população interditou a pista de aviões do município para evitar que as pessoas detidas durante o confronto de domingo fossem levadas a La Paz. No fim da tarde desta segunda-feira, foi anunciado a libertação das centenas de presos, dado a impossibilidade de tranporte para a capital do país e a ausência de celas na região onde os mesmos se encontravam detidos.

O ministro do Interior Sacha Llorenti, disse em coletiva de imprensa que a polícia decidiu libertar os prisioneiros para "evitar confrontos".


Governo Dilma defende estrada
Financiada com recursos do BNDES e construída pela empreiteira OAS Ltda, a estrada que corta o território indígena na Bolívia foi defendida em nota pública divulgada nesta segunda-feira, 26 de setembro, pelo Itamaraty.  

"(...) Se trata de projeto de grande importância para a integração nacional da Bolívia e que atende aos parâmetros relativos a impacto social e ambiental previstos na legislação boliviana", afirma trecho do texto. 


Veja mais imagens:
Comentários
0 Comentários

0 comentários: