quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Apesar do apoio de ruralistas, Aldo Rebelo é derrotado na eleição para o TCU

O plenário da Câmara Federal aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (21), o nome da deputada Ana Arraes (PSB-PE) para o cargo de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU). A indicação seguirá para votação no Senado, que deverá confirmar a decisão. Ela vai substituir Ubiratan Aguiar, que se aposentou em agosto.
O TCU tem nove ministros – três são escolhidos pelo presidente da República e seis pelo Congresso Nacional. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), lembrou que Ana Arraes será, caso seu nome seja confirmado pelo Senado, a primeira mulher a ocupar cargo de ministra do TCU. A parlamentar recebeu 222 votos, ante 149 de Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
A votação foi secreta. Mas o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) já havia anunciado, pelo Twitter, seu voto em Aldo Rebelo (foto), que considerava "o mais preparado" para o cargo. Rebelo foi relator do Código Florestal e ganhou apoio e elogios da bancada ruralista – da qual o parlamentar do DEM é um dos principais expoentes.
Apesar de possuir o nome de tribunal, o TCU tem papel de auxiliar ao Congresso Nacional. Seus ministros atuam no controle externo do Executivo, especialmente no âmbito federal. Além de apreciar as contas do presidente da República, o órgão ainda analisa repasses a estados e municípios entre outras funções.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: