quinta-feira, 28 de julho de 2011

Anapu: Madeireiro que invadiu PDS Esperança é condenado a três anos de prisão por roubo

Numa decisão rápida e exemplar, a Justiça Estadual do Pará, na comarca de Pacajá, condenou a três anos de prisão em regime semiaberto o madeireiro José Júnior Avelino Siqueira em 19 de julho. "Júnior da Semente”, como é conhecido, tinha invadido o PDS Esperança no final do mês de junho em Anapu e retirou para si parte da madeira apreendida pelo Ibama em operações realizadas no início do ano e que havia sido doada ao Incra para construção de habitações para os assentados no projeto onde em 2005 foi assassinada a missionária Dorothy Stang.


Momento da prisão do madeireiro pela Polícia Civil
O juiz José Jonas Lacerda tipificou o crime como roubo e não como extração ilegal de madeira, já que documentos apresentados pelo Posto do Incra em Anapu comprovaram a doação ao órgão. O madeireiro só foi preso graças a denúncia da freira Jane Dwayer que revelou que dez homens armados invadiram o assentamento, levando parte da madeira. O agente da pastoral, Fábio Lourenço também figura no processo como vítima.
O juiz ressaltou em sua sentença que a culpabilidade do réu foi acentuada, "pois se aproveitando da fragilidade de colonos rurais, que obtiveram os bens mediantes doação, subtraiu a madeira para venda no comércio".

A defesa do réu tentou desclassificar o crime para furto, tendo em vista não ter havido violência.  Mas o magistrado discordou do entendimento.  "Não houve violência, porém não se pode falar em furto em virtude do grande valor do bem". 

Na sentença, o juiz falou ainda sobre a conduta do réu.  "Seu comportamento e personalidade são voltados para a prática de crimes, sobretudo crimes no campo, o que pode gerar sequelas sociais.  O crime não apresenta motivos outros que não o de auferir dinheiro fácil".  O réu, que foi preso por policiais civis do Pará e se encontrava recolhido em uma das celas da delegacia de Anapú, foi transferido para o presídio de Altamira. 
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

josianne disse...

Não é exatamente isso que aconteceu. A verdade é que o junior da semente foi vitima de uma armação feita pela CPT e servidores do Incra de anapu como o sr Antonio José.Estive no julgamento e conheco todo o Pds e sei que a madeira não foi retirada no Pds e sim no lote 57 fora do pds como testemunhas afirmam.a madeira que se encontrava com o junior era outra e não a doada ao Incra.

josianne disse...

Se eram dez homens armados, porque só um estar preso??