terça-feira, 17 de maio de 2011

Os futuros “governadores”: Políticos que seriam beneficiados com a divisão do Pará enfrentam processos no STF

Tanto o deputado federal mais votado da região do Tapajós quanto o de Carajás - possíveis candidatos ao cargo de governador caso essas regiões se tornem Estados da federação - enfrentam processos no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do jornalista Jose Roberto de Toledo, em videocast no site do O Estado de S. Paulo.

Lira Maia (DEM), ex-prefeito de Santarém e deputado mais votado da região do Tapajós, foi um dos responsáveis pela aprovação do plebiscito para a divisão do estado do Pará.

Maia é recordista de processos no STF: responde a dez inquéritos e quatro ações penais, inclusive por superfaturamento do preço da merenda escolar. Em sua defesa, o deputado disse ser perseguido pelo Ministério Público.

Em Carajás, o deputado federal mais votado foi Asdrubal Bentes (PMDB). O deputado, que foi relator da Medida Provisória 458, que regularizou terras em posse de até 1.500 hectares, responde a processo no STF por estelionato, formação de quadrilha e crime eleitoral.

Divisão do Pará

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, o plebiscito para a divisão do Pará em três. Seriam criados os Estados de Carajás e Tapajós, e o novo Pará teria apenas 17% de seu território. O plebiscito deve ocorrer em seis meses.

Fonte: Amazonia.org.br
Comentários
0 Comentários

0 comentários: