quinta-feira, 24 de março de 2011

Schwarzenegger e Cameron no Xingu


O cineasta James Cameron (Avatar) e o ator e governador do estado estadunidense da Califórnia, Arnold Schwarzenegger (O Exterminador do Futuro) estiveram ontem (23 de março) em Altamira. Os dois vieram para o Brasil participar do Fórum de Sustentabilidade, ocorrido em Manaus, e decidiram ir até a região onde o governo pretende construir a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.

O Instituto Sócio ambiental realizou um sobrevôo pela região, pela Transamazônica, pela vila de Belo Monte, pela área planejada para alagamento e pelos rios Xingu e Bacajá. O cineasta, o ator e uma equipe formada por assessores, seguranças e um cinegrafistas se dirigiram no avião Caravan Anfíbio conduzidos pelo ativista Marcelo Salazar, do ISA, até a Terra Indígena Arara, área a ser atingida pela hidrelétrica.

Os indígenas receberam a equipe com danças. Estavam presentes além do povo  arara, lideranças do povos Juruna e Kayapó, além de lideranças dos movimentos sociais de Altamira e alguns especialistas em Belo Monte convidadas também pelo Cacique José Carlos Arara. Cada povo contou a sua história embaixo de uma mangueira.

O Cacique Raoni estava lá e fez um discurso emocionante, relembrando encontros que teve com Marechal Rondon, Juscelino Kubitschek e outros presidentes, dizendo que nenhum deles havia desrespeitado seu povo com fez o presidente Lula e a Presidente Dilma. "Nós já dissemos que não queremos Belo Monte, não queremos que mexam mais na nossa terra", disse Raoni.

Os indígenas reafirmaram os perigos da construção de Belo Monte e alguns especialistas, como Philip Fearside, colocaram questões técnicas relacionadas a emissão de carbono e falta de investimentos estratégicos em energias alternativas.


Schwarzenegger disse que não é contra hidrelétricas e que é necessário considerar todos os aspectos envolvidos na construção deste tipo de empreendimento. O governador defendeu ainda a diversificação das fontes de energia.

James Cameron afirmou que continuará na luta, que os indígenas e movimentos sociais têm nele um aliado.  Declarou ainda que quer investir no Brasil em energias alternativas, direcionando investimentos pessoais e de amigos (como o Arnold) para criar soluções energéticas alternativas.

*Com informações e fotografias  de Marcelo Salazar (ISA) a quem agradeço.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: