quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Anapu: Ibama apreende madeira no interior de assentamento

Dezenas castanheiras foram derrubadas. Equipamento tinha selo da Secretaria de Agricultura do Estado do Pará

No dia 11 de fevereiro, fiscais do Ibama acompanhados de agentes da Polícia Federal e Força Nacional de Seguranças que estão atuando no município de Anapu apreenderam uma grande quantidade de madeira no interior do Projeto de Assentamento Pilão Poente III, área vizinha ao PDS Esperança, projeto de assentamento onde a missionária Dorothy Stang foi assassinada em 2005 e que voltou ao noticiário recente devido a conflitos entre agricultores e madeireiras.
Uma denúncia levou os agentes até o local onde constataram um grande desmatamento, inclusive com dezenas de castanheiras derrubadas. A castanheira-do-pará é uma  espécie protegida por lei e com corte proibido. Além das toras, foi encontrada ainda madeira cerrada.
Uma serraria portátil também foi apreendida no local. O equipamento possui selo da Secretaria de Agricultura do Estado do Pará – SAGRI com número de patrimônio 13.156. Segundo informações levantadas no local, o STTR de Anapu estaria de posse do equipamento que estava sendo usado para serrar a madeira que seria vendida para a Secretaria de Educação do município de Anapu para a construção de escolas.

Também foram apreendidos pelo IBAMA tábuas de castanheiras beneficiadas pela serraria do STTR de Anapu no prédio da Secretaria de Educação de Anapu. O sindicato teria sido multado. A Secretaria de Educação teria sido indiciada pela Policia Federal, bem como o presidente do sindicato, o Sr. Manoel Carvalho.

A serraria portátil foi levada para o PDS Anapu III e IV (Virola - Jatobá), onde a associação ficou como fiel depositária da mesma. A madeira apreendida  no assentamento poderá ser doada.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: