quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

WikiLeaks: Para EUA, Brasil tem paranoia com Amazônia

Documento vazado por WikiLeaks faz comentários sobre a estratégia de defesa brasileira

O Brasil tem uma paranoia com a Amazônia, desconfia das ONGs e vê estrangeiros atuando na floresta como ameaça à soberania nacional, diz o relatório da Embaixada dos Estados Unidos sobre a Nova Estratégia de Defesa Brasileira, de 2009. O documento foi vazado nesta quarta-feira (1º) pelo site WikiLeaks.

“Enquanto o documento salienta que a região enfrenta crescentes desafios à sua segurança, de fronteiras sem controles a instabilidade potencial nos países vizinhos, também cede à tradicional paranoia brasileira sobre a atuação de ONGs e outras entidades estrangeiras, popularmente percebidas como potenciais ameaças à soberania do Brasil”, diz o documento, de agosto de 2009.Itálico

O texto faz comentários sobre vários aspectos da nova Estratégia de Defesa Brasileira, desenvolvida pelo ex-ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Os relatórios sobre o Brasil podem ser acessados
aqui.

O relatório também desconfia da eficiência do plano. O projeto fala em substituir o serviço militar por um serviço civil, onde os cidadãos seriam convocados apenas em caso de ameaça ao país.
Os diplomatas americanos dizem que “a estratégia não dá, no entanto, nenhuma informação sobre em qual tipo de emergência nacional seria requerida a mobilização de milhões de jovens brasileiros mal treinados”.

Fonte: Do R7
Comentários
0 Comentários

0 comentários: