sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mesa no Fórum Social Pan-Amazônico discutirá acordo energético Brasil-Peru

A Amazônia brasileira e peruana são palcos da expansão energética. No Brasil, está em curso a construção de grandes hidrelétricas como Jirau e Santo Antônio no rio Madeira e Estreito no rio Tocantins. Belo Monte, no rio Xingu, já foi licitada. Outras, nos rios Teles Pires, Tapajós e Jamanxim caminham a passos largos.

No último dia 17 de junho, Brasil e Peru assinaram um acordo energético que prevê também a construção de várias grandes usinas hidrelétricas na Amazônia Peruana. Os projetos foram desenvolvidos pela estatal Eletrobrás em parceria com grandes empreiteiras brasileiras, como Odebrecht, Andrade Gutierrez e OAS, que também devem participar da construção dos empreendimentos. O financiamento, estimado em US$ 16 bilhões, será feito pelo BNDES e atingirá em cheios enormes áreas florestais habitas por indígenas e outras populações.

Para discutir esse acordo e traçar estratégias conjuntas de lutas ocorrerá no próximo dia 26 de novembro, como parte da programação do Fórum Social Pan-Amazônico, a “Mesa de Diálogo Floresta em Alerta: o acordo energético Brasil-Peru”.

O evento

Local: Auditório da OAB – Av. Presidente Vargas, n° 2948, Santarém –PA


Horário: 8h30 as 12h30

Moderação: Guilherme Carvalho – Fase Amazonia/Rede Brasil

Participantes: Antonio Zambrano (Foro Solidaridad Peru); Renata Pinheiro(Movimento Xingu Vivo para Sempre); Carlos Tautz (Ibase); Luis Novoa (RedeBrasil); Brent Millikan (International Rivers); Gabriel Strautman (RedeBrasil/Jubileu Sul Américas); Íris Oliveira Gómez (Central Ashaninka del RioEne - Care)

Realização: Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais
Comentários
0 Comentários

0 comentários: