sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Desertos verdes: Indústria do eucalipto toma 720 hectares por dia no país

O Brasil ganhou nos últimos anos 720 hectares por dia de plantações de eucalipto. A quantidade, estimada pela Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas, equivale a 4,5 parques Ibirapuera ou a 960 campos de futebol.

Parte das novas áreas pertence a empresas estrangeiras, como a sueco-finlandesa Stora-Enso, que viraram um dos principais alvos de críticas de grupos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

A árvore é utilizada na fabricação de papel, celulose e carvão vegetal ou aproveitada como madeira. Minas Gerais, São Paulo e Bahia lideram o ranking de área plantada no país. A expansão de 2005 a 2009 das plantações foi de 10 mil km2 (o DF tem 5.800 km2), segundo dados da associação do setor.

Salesópolis, cidade de 16 mil habitantes a 101 quilômetros de São Paulo, tem a economia totalmente voltada ao setor de eucaliptos e pínus. Um terço do território é coberto por essas árvores, que avançam até sobre o pequeno centro do município. A Suzano é uma das principais forças da economia local. Mas também há muitos pequenos produtores - médicos e advogados - que possuem áreas enquanto mantêm suas outras atividades. Ávidos por novas atividades econômicas, cidades e Estados como o Rio Grande do Sul, incentivam a cultura.

Fonte: Folha de S.Paulo
Comentários
0 Comentários

0 comentários: