quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Belo Monte: a farsa continua!

MANIFESTO DE DENUNCIA E REPÚDIO

O Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Comitê composto por mais de 30 organizações e movimentos sociais, e que tem como objetivo apoiar a luta dos povos do Xingu através de ações coletivas de sensibilização e mobilização, trazendo o debate sobre a Hidrelétrica de Belo Monte para perto da capital do Estado do Pará, e de sua região metropolitana, vem a público denunciar, e repudiar, mais uma ação antidemocrática contra os povos da Amazônia, e mais especificamente contra os povos do Xingu.
No dia 22 de setembro de 2010, no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG), as 9h, estará ocorrendo uma reunião do Grupo Executivo Intergovernamental que esta encaminhando o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu. O problema é que esta não será apenas mais uma reunião de trabalho. Neste encontro o Grupo Executivo pretende aprovar o documento final do PDRS do Xingu, bem como definir critérios para a destinação de recursos financeiros, previstos no edital de Belo Monte, no montante de 500 milhões de reais, além de avaliar o Projeto Básico Ambiental (PBA) desta hidrelétrica.
O Comitê Metropolitano considera que questões tão importantes não podem ser decididas em uma reunião fechada, reunião esta que nem mesmo havia sido divulgada para os mais interessados neste processo, a sociedade amazônica. Considera também que este é somente mais um exemplo da forma como os destinos de mais de 300 mil pessoas (considerando somente os 11 municípios da área de impacto da Usina de Belo Monte) estão sendo decididos pelo Governo Federal e Estadual, que a qualquer custo tenta implantar esta hidrelétrica, não dando a mínima importância para os inúmeros alertas de cientistas, ambientalistas, indígenas, ribeirinhos, trabalhadores rurais, e de diversas organizações e movimentos sociais, entre outros, que apontam a total falta de sustentabilidade sócio-ambiental, e inclusive econômica, desta obra.
Atitudes como esta somente trazem novas indagações, tais como:
(1) Porque definir critérios para a destinação de meio bilhão de reais, a portas fechadas?
(2) Que outros interesses têm o governo para não chamar a sociedade amazônica a participar de um momento tão importante, onde o futuro de milhares de pessoas estará sendo discutido?
Como de costume, ficam no ar mais estas questões.
Belém, 22 de setembro de 2010
Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre

Leia ainda: Relatório da ONU destaca violação de direitos indígenas no Brasil no caso da hidrelétrica de Belo Monte (ISA/Amazonia.org)
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Avante belo monte!!!!

Xiitas Ambientais a Hidrelétrica é do povo para o povo para o brasil com s, não o brazil com z dos gringos que vocês puxam sardinha e são financiados. No stress, No ongs.