terça-feira, 17 de agosto de 2010

“Honoráveis bandidos” em Imperatriz, MA

Depois da confusão armada por grupos ligados à família Sarney durante o lançamento do livro “Honoráveis Bandidos”, do jornalista Palmério Dória em São Luis no ano passado (Veja em Honorável violência...), foi a vez da cidade de Imperatriz, também no Maranhão.

O lançamento ocorreu no último 12 de agosto. Prevista para ser uma palestra do autor no auditório da Universidade Estadual do Maranhão, o lançamento do livro teve que ser adiado devido ao clima de tensão no local.


Com uma hora e meia de atraso, o evento organizado pelo Diretório Central dos Estudantes teve início, assim como a pancadaria de um grupo que começou a jogar ovos, tomates e pedras na platéia e nas pessoas que faziam parte da mesa do evento. Alguns dos envolvidos no episódio vestiam a camisa da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundarista) entidade nacionalmente ligada ao PCdoB, mas que no Maranhão tem candidato próprio ao governo do estado.

A Polícia Militar entrou em cena com gás de pimenta e no meio ao pânico das pessoas até tiros foram dados para o alto. De acordo com o blog do jornalista Raimundo Garrone, o movimento contrário ao lançamento do livro chegou em ônibus fretado com faixas da Federação da Juventude Maranhense (Fejuma), entidade ligada ao governo Roseana Sarney. Houve prisões e alguns feridos levemente.

Depois da confusão, o lançamento do livro teve continuidade.

O livro “Honoráveis Bandidos” traça a trajetória do patriarca da família Sarney, o ex-presidente da República e atual presidente do Senado. O livro mostra como José Sarney transformou o Maranhão e o Senado em extensões de seus interesses particulares e de seus aliados.

O curioso é que no Maranhão o PMDB de Roseana Sarney é apoiado pelo PT de Dilma. Mesmo assim, a dita “oposição” também é governista: Jackson Lago (PDT), ex-governador cassado, e Flávio Dino (PCdoB) apóiam a candidata petista.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Nessas horas eu me pergunto , em quem votar??Vivo em um estado onde há uma ditadura mais duradoura que a de Cuba.Não posso nem sequer achar o livro,pois muitas livrarias têm medo de represálias.E por aí vai.Pior é que a população nem fica por dentro dos fatos,afinal todos os meios de comunicação que chegam a massa aqui são da família Sarney ou agregados.

Thadeu Augusto disse...

APENAS UMA PEQUENA CORREÇÃO...

O candidato Jackson Lago (PDT) não apóia Dilma, mas Serra. A única que apóia Dilma é Roseana.

Fora isso, estamos cansados da oligarquia! Já se passaram 50 anos e nada mudou. Maranhense, não vote 15, não seja colaborador da bandidagem, melhor: não ponha lá alguém que vai roubar você!

#ForaRoseanaSarney #ForaSarney