quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Clima é tenso em Anapu

Extração ilegal de madeira comandada por madeireiras e com anuência da prefeitura local, comandada por ninguém menos que Chiquinho do PT, com Délio Fernandes (madeireiro) como vice, e até pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais local, é fator de tensão em Anapu, município que ficou conhecido mundialmente após o assassinato da missionária Dorothy Stang.

Agricultores, lideranças comunitárias e um padre estão sob ameaça neste momento no local depois que um trator usado na extração ilegal de madeira foi incendiado.

A Força Nacional de Segurança está sendo convocada pelo Incra para tentar intervir no conflito.

Veja vídeo de reunião promovida pelo Incra com Dorothy Stang um mês antes dela ser assassinada:
Dorothy: "sinto hoje um novo viver..."
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

délio não foi condenado...
1 trator, 1 caminhão e 1 caminhonete...

envolvidos no roubo de madeira estariam, além de lideranças do STTR, parte dos integrantes da nova direção da associação de assentados do pds esperança, o próprio prefeito (que nada faz para por ordem na situação) e os grandes madeireiros do município...dentre eles délio fernandes, que compraria a madeira roubada. outros madeireiros com ungarati também estão envolvidos, sobretudo no roubo de madeira do lote 53.

O STTR tem patrocinado um verdadeira guerra contra a CPT e as associações de assentamentos que não o apoiam, a ponto de "destituir" sumariamente os presidentes de associações que não apoiam o presidente do STTR. Assim, o STTR que historicamente lutou ao lado do povo e para o povo humilde da região, hoje, dominado por um grupo de "falsos líderes" e verdadeiros ladrões, faz exatamente o que os madeireiros mandam, prestando um grande deserviço à população rural do município.

há denuncias de que a própria prefeitura paga o salário dos sindicalistas

Anônimo disse...

O sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Anapu tem atuado ostensivamente, através de seu presidente LUIS SSENA, contra as organizaçoes de assentados no município.
Presidente do STTR é vereador pelo PT, fato que em si já representa uma excrescência numa organização de trabalhadores por não respeitar a autonomia frente ao estado, além disso há o fato de diretores pagos pela prefeitura.

O vereador atua organizado e dando suporte político a grupos que tem interesse no roubo de madeira dentro dos assentamentos. Atua usurpando, literalmente as diretorias de associações, e impondo, contra regras estatutárias e princípios democráticos, diretorias alinhadas aos intresses de madeireiros locais.
O vereador LUIS SENA coage a população dos assentamentos impondo sua "autoridade" de vereador e de presidente do STTR.
Age de modo covarde e oportunista. Chegou ao ponto de se apreveitar de uma reunião organizada no barracão comunitário do PDS Virola Jatobá, em que a comunida em que a comunidade apresentaria reivindicações ao INCRA, no inicio do mês de agosto. O vereador se manteve calado durante toda a reunião, após a saída do INCRA, usurpou o microfone e tentou transformar a reunião em assembléia para destituir a atual diretoria da associação, sem nada, nenhum motivo, nem contra o estatuto nem contra a concepção do projeto de assentamento, apenas um golpe contra a organização do assentamento. Um golpe para elevar à direção da associação vendedores de madeira da reserva legal do projeto que admitem entregar a madeira do projeto aos patrões do vereador, madeireiros de Anapu. A comunidade naquele momento reagiu, mas a intenção do golpe con tinua. O vereador forjou uma ata na sede do sindicato, nomeou uma diretoria e alardeia que em "60 dias o assentamento estará em sua mão".
Esta é a prática entranhada em Anapu, onde desde a prefeitura até o sindicato dos trabalhadores o único interesse que prevalece é o dos madeireiros, grileiros e latifundiários.
A frágil resistência que se organiza a partir da CPT enfrenta a ira desses interesses e a constante ameaça de morte. Atualmete na cidade a história pode se repetir como tragédia pois há trabalhadores, e lideranças ameaçados de morte por resistir contra o roubo de madeira das florestas no interior de projetos de assentamentos do INCRA na região.