quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Acampamento contra Belo Monte termina com marcha em Altamira, PA

Evento que reuniu indígenas da Bacia do Xingu e ribeirinhos e agricultores ameaçados pela usina definem estratégias de luta unificada

Neste dia 12 de agosto, encerrou-se em Altamira, PA, o acampamento Terra Livre Regional, evento que reuniu 400 indígenas, ribeirinhos, agricultores familiares, atingidos por barragens e estudantes para debater a hidrelétrica de Belo Monte e demais projetos de infra-estrutura na Amazônia.

Na delegação indígena, além das etnias Juruna, Xipaya, Arara, Kuruaia e Xicrin da região de Altamira, participam do evento delegações Guajajara, Gavião, Krikati, Awa Guajá, Kayapó, Tembé, Aikeora, Suruí, Xavante, Karintiana, Puruborá, Kassupá, Assurini, Wajapi, Karajá, Apurinã, Makuxi, Tupiniquim, Javaé, Kaingang, Xucuru, Mundukuru e do Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Acre, Maranhão, Tocantins, Bahia e Paraná.

Líder da resistência contra as barragens no rio Xingu há mais de 20 anos, o cacique Raoni Kayapó foi uma das principais lideranças a conclamar a unificação de todas as etnias da Amazônia contra a hidrelétrica de Belo Monte.

Primeiro encontro de grande porte a reunir todos os setores ameaçados por Belo Monte após a realização do leilão em 20 de abril, o Acampamento Terra Livre Regional selou a unidade entre o movimento indígena da Bacia do Xingu e ribeirinhos, agricultores e demais ameaçados pela usina em uma articulação de resistência unificada contra o projeto.

No último dia do evento (que começou no dia 9), foram fechadas as estratégias conjuntas de luta contra Belo Monte e demais grandes projetos na Amazônia que impactam Terras Indígenas e populações tradicionais (como os projetos de hidrelétricas no rio Madeira, RO, rio Tapajós, PA, e Teles Pires, MT, e as obras na rodovia 163). Também será apresentado em plenária o documento final do evento com a sistematização das demandas e definições do evento.

Esse documento será encaminhado para o Acampamento Terra Livre Nacional, que acontecerá do dia 16 a 20 de agosto de 2010, em Campo Grande/MS e em seguida enviado para os candidatos á presidência da República.

Às 14 hs, os organizadores do evento participaram de uma coletiva de imprensa no Salão São Sebastião da Catedral de Altamira, na rua Coronel José Porfírio.

O Acampamento Terra Livre Regional encerrou-se com uma grande marcha por Altamira.

Fonte: Assessoria de comunicação: Letícia Campos e Verena Glass
Comentários
0 Comentários

0 comentários: