segunda-feira, 31 de maio de 2010

Protestos contra Israel ganham o mundo

Em repúdio ao ataque israelense contra a frota que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza manifestações ocorreram em todo o Oriente Médio e vários países da Ásia e da Europa.

As manifestações contra a Israel aconteceram nas ruas principais de grandes cidades. Na Turquia, cerca de 10 mil pessoas se concentraram na frente da embaixada israelense em Istambul e depois marcharam pelo centro da cidade. Na capital, Ancara, cerca de mil pessoas gritavam e atiravam ovos na porta da casa do embaixador israelense, Gabby Levy.

Na capital iraniana, Teerã, milhares de pessoas protestaram na frente do escritório das Nações Unidas, questionando a postura da entidade diante da atitude de Israel. De acordo com a repórter da Al Jazeera Sherine Trados, citando o exército israelense, um iraniano foi ferido no ataque ao comboio.

No Oriente Médio, houve protestos ainda no Egito, Kuait, Síria, Jordânia e no Líbano. No território palestino da Cisjordânia, uma adolescente foi ferida com um tiro durante os protestos.

Na Europa, houve protestos na Itália, Dinamarca, Polônia, França e Chipre.

Em Londres, mil pessoas protestavam em frente à casa do premier David Cameron e do embaixador israelense. Muitos com parentes em Gaza, carregavam bandeiras palestinas e gritavam que Israel está cometendo crimes de guerra. Em Paris, 500 pessoas se reuniram perto da embaixada israelense. Na Grécia, 3,5 mil.

Em repúdio ao ataque israelense, comunidades árabes em Israel convocaram uma greve geral para essa terça-feira (1/6). A decisão foi tomada hoje (31/5), durante reunião de emergência do Comitê Superior Árabe de Monitoramento, que representa 1,3 milhão de árabes vivendo em solo israelense. Para protestar, representantes de diversos partidos políticos estão organizando passeatas.

* Com informações de Agências de notícias/Fotos: AFE

Comentários
0 Comentários

0 comentários: