segunda-feira, 22 de março de 2010

Moradores da Resex Renascer criam associação

O processo de discussão na Reserva Extrativista Renascer, em Prainha, Pará, culminou na criação de uma única associação que passará a representar o conjunto dos moradores da unidade de conservação.

A criação da “Associação da Reserva Extrativista Renascer” no último dia 07 de março ocorre nove meses após a homologação da Resex e quase uma década de luta pelo reconhecimento territorial e combate à invasão por grupos madeireiros.

Neste processo, surgiu o “Movimento em Defesa da Renascer” que encaminhou inúmeras lutas que barraram, ainda que momentaneamente, o saque e a pilhagem de recursos naturais dos moradores.

Após a criação da Resex, ainda que com território reduzido, os moradores passaram a discutir uma forma de organização que representasse as três grandes regiões da unidade.

Os representantes realizaram na comunidade do Espírito Santo, região do Tamoatai, a assembléia para criação da associação daquela Resex. A Associação tem uma diretoria colegiada com três pessoas, sendo uma de cada região. Esta proposta aprovada pelos delegados das comunidades se deu pela vontade dos moradores e representa o momento de maior unidade, visando facilitar os trabalhos dentro da Resex Renascer.

Veja outras notícias da Resex Renascer publicadas aqui no blog:
Renascer: Porto de madeireira é fechado em reserva extrativista no Pará

Conflito na Resex Renascer (PA) se intensifica e violência cresce

Situação é muito tensa na Resex Renasecer (Prainha-PA)

Moradores da Resex Renascer, no Pará, acampam nos limites da reserva para impedir a saída de madeira ilegal

Nota Pública

Pura coincidência?

O 'anjo exterminador' veio a Santarém

Comeram metade da Resex Renascer!

Vitórias: criadas mais 3 Resex

Madeireiras I

Ana Júlia quer enterrar Resex Renascer


Leia ainda:

Amazônias, de Anna e Chico

Avatarzônia
Comentários
0 Comentários

0 comentários: