terça-feira, 16 de março de 2010

GM quer impedir doação de operários aos trabalhadores do Haiti

Apesar do forte espírito de solidariedade dos operários da base do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) para com os haitianos vitimados pelo terremoto de janeiro e pelas intervenções estrangeiras nos últimos anos, a campanha de arrecadação de ajuda está enfrentando um grande empecilho.

Em cada assembleia realizada pela campanha, os operários responderam com entusiasmo o chamado a favor da solidariedade de classe e da mobilização pelo fim da ocupação militar no país. Em São José dos Campos, mais de 10 mil metalúrgicos da região aprovaram o desconto de 1% de seus salários aos trabalhadores haitianos. Houve forte adesão nas fábricas da GM, Hitachi, Bundy, Gerdau, Heatcraft, Trelleborg, Sobraer, Sopeçaero, Dovale, Pesola, Gomy e outras.

Contudo, os dirigentes da montadora General Motors (GM) informaram ao sindicato que não realizarão o desconto em folha de 1% dos salários dos trabalhadores da fábrica. A atitude da empresa entra em choque com a resolução aprovada pelos trabalhadores em assembleia. O Sindicato dos Metalúrgicos estima que, somente na GM, o desconto representaria uma ajuda de R$ 300 mil aos trabalhadores do Haiti. O dinheiro seria enviado para a organização operária e popular do Haiti Batay Ouvriye (Batalha Operária). A campanha é organizada pela Conlutas em todo o país e já arrecadou mais de R$ 160 mil.


O sindicato iniciou uma ampla campanha de denúncia da retaliação da GM. Segundo Vivaldo, serão feitas manifestações dentro da fábrica, além de denúncias internacionais. “Nesta quarta-feira [dia 17] vamos a Brasília em uma audiência com a OIT [Organização Internacional do Trabalho] denunciar o fato de a empresa não ter cumprido uma determinação aprovada em uma assembleia de trabalhadores. A posição da GM atenta contra a autonomia da organização sindical”, disse o dirigente. Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também será procurada pelo sindicato.

Fonte: PSTU
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Sou funcionário GM e não quero que seja descontado 1% de meu salário, se os comentaristas e blogueiros acham que isso é mesquinharia...´por favor, fiquem a vontade para doar ou mesmo comprovar as doações feitas por voces´....